Diante do desafio de cuidar e proteger do mais devastado bioma brasileiro, Mata Atlântica, o Parque das Aves acaba de lançar uma nova identidade visual que busca uma imagem afetiva na memória das pessoas, alinhada as mensagens de educação ambiental e conservação. A ideia da mudança de posicionamento do Parque vem sendo gestada desde o final de 2016, quando a Dra. Carmel Croukamp, diretora-geral, descobriu que a pombinha pararu-espelho (Claravis geoffroyi) teria desaparecido da região do Iguaçu. Nesse momento Carmel se questionou sobre qual seria a melhor atuação do Parque e decidiu que nenhuma outra ave desapareceria.
“Chega o momento de repensar uma ação mais efetiva do Parque para os próximos anos com o objetivo de lançar luz sobre esse tema, destacando que todos temos a responsabilidade de apoiar e proteger”, conta Dra. Carmel.
Outro forte motivo para focarmos nossos esforços na Mata Atlântica, é que o Parque está dentro do maior remanescente de Mata Atlântica de interior do Brasil. Este é o 2º bioma mais biodiverso do mundo, abrigando 380 espécies das 627 da fauna brasileira ameaçadas de extinção e 8% de todas as espécies do planeta. Além disso, 120 espécies e subespécies de aves estão em risco de extinção.
O desafio estava lançado: fazer com que o Parque das Aves se tornasse um lugar com foco total na Mata Atlântica e que pudesse transmitir os valores e atributos desse bioma. Para atingir uma meta tão ambiciosa foi necessário a busca de uma consultoria experiente, a canadense Twenty31, empresa especializada em marketing de destinos, que atuou em parceria com a Alphabet, também canadense, para desenvolver o novo branding do Parque das Aves. Ambas trabalharam em conjunto com a agência Fog, sediada em Curitiba (PR), parceira há mais de sete anos e que desenvolveu todas as peças que o Parque apresenta.
“A Fog caminha conosco, está alinhada ao nosso posicionamento e traduz o nosso sentimento aos visitantes e quem nos acompanha pelo site e pelas redes sociais”, diz Jurema Fernandes, diretora administrativa do Parque das Aves.
“Esses parceiros conseguiram uma nova identidade visual para fortalecer a imagem do Parque das Aves, com toda sua bagagem de conservação da Mata Atlântica, transformar a forma de como nos relacionamos com os clientes e colaboradores, sem perder nossa essência que é o cuidado com as aves que chegam até nós”, completa Carmel.